Vacina contra HPV.
- Dr Lucas Furtado Faria
- 22 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
A infecção pelo HPV (papiloma vírus humano) é a doença sexualmente transmissivel mais prevalente na população brasileira. Em pesquisa recente divulgada pelo ministério da saúde 54,6% das pessoas entre 16 a 25 anos estão infectados pelo vírus.
É sabido que o HPV é responsável pelo desenvolvimento de vários tipos de câncer ( colo uterino, vagina, vulva, pênis e orofaringe) além de levar aos aparecimento de verrugas genitais.

A melhor maneira de prevenir a infecção pelo vírus é através da vacinação.
A vacina encontra-se disponível na rede pública de saúde para as seguintes faixas etárias:
Meninas de 9 a 14 anos incompletos.
Meninos de 11 a 14 anos incompletos.
Pessoas com doenças oncológicas, transplantados de órgãos sólidos, medula óssea e pessoas infectadas pelo HIV na faixa etária de 9 a 26 anos também recebem a vacina.
Porém, na rede privada a vacina está disponível para qualquer faixa etária. É importante salientar que a vacinação de pessoas que já tiveram diagnóstico de infecção pelo HPV também é indicada, com o intuito de proteger contra os tipos de vírus que podem levar ao desenvolvimento do câncer.
A vacina mais utilizada atualmente é a quadrivalente (GARDASIL) que oferece proteção contra os subtipos (6,11,16 e 18). Os dois primeiros mais relacionados a verrugas genitais e os dois últimos ao câncer.
Ela é aplicada por via intramuscular com intervalo de 2 meses entre as doses totalizando 3 doses. Em alguns casos a proteção pode ser atingida com apenas 2 doses sendo este o esquema adotado em muitas campanhas de vacinação.



























Comentários